terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Conferência Livre de Juventudes: O Exercicio dos Jovens na Prática da Cidadania

 Magno Oliveira

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada. 

Magno Oliveira participou da conferência realizada em outubro.


Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. Nem sempre, infelizmente, isso se conclui, lamentável e inaceitável é quando este desrespeito parte de quem deveria nos representar. A Prefeitura de Poá deveria ter realizado Conferência Municipal da Juventude este ano, mas não o fez. Com isso os jovens poaenses e instituições da cidade se mobilizaram para realizar uma edição independente do executivo e legislativo poaense. Jovens estes que praticaram a tão falada cidadania. Deram um espetáculo de democracia e participação popular, exerceram cidadania e fizeram política. Sim, política! Discutiram, debateram, elaboraram propostas, falaram de suas necessidades e aspirações. A Conferência Municipal Livre de Juventudes realizada no dia 17 de outubro no abrigo social batuíra trouxe benefícios aos jovens e toda sociedade e trarão mais a médio e principalmente a longo prazo.


Magno Oliveira é poeta, teve a poesia Heroico Sorriso publicada em 2011, no livro, Antologia Poética do 1º Concurso de Poesias Augusto dos Anjos. Teve inúmeras poesias publicadas em sites, jornais, revistas digitais, blogs entre outras redes sociais. Já participou e organizou projetos como, por exemplo, Um Poema Em Cada Árvore, Declame Para Drummond, Varal de Poesias, Exposição 2 artes. Atualmente organiza os saraus Slam Sujeira e Pense Já! ambos em Poá -SP.

Militante cultural e político atuante é membro do Fórum Permanente de Cultura de Poá e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) - Conselho de Cultura da mesma cidade. Fundador do partido-movimento RAiZ Movimento Cidadanista. Já organizou diversos eventos e projetos na área da cultura e educação na região do Alto Tietê.

Blogueiro e estudante de jornalismo é criador dos blogs Folhetim Esportivo e Folhetim Cultural. Já colaborou com o extinto jornal Mídia Ambiental e a extinta revista Vitrine Cultural. Esporadicamente escreve para o jornal Impacto Cultural de Poá - SP.

Twitter: @oliveirasmagno


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem ao Magno Oliveira